A autora oferece aos comunicadores católicos uma nova proposta de evangelização e presença da Igreja no ambiente digital: a infopastoral, ou infopráxis, que nasce da convicção de que o povo de Deus precisa integrar a mensagem do Evangelho à cultura digital, na realidade da infosfera, e, assim, cumprira missão de anunciar a Boa-nova a toda criatura, conforme o mandato de Cristo (cf. Mt 28,16-20). A infopastoral abarca os dois movimentos da pastoral enquanto ação da Igreja: o movimento para dentro (ad intra) e para fora (ad extra). O primeiro, quanto à relação e à promoção da comunidade eclesial, envolve os aspectos formativos de seus membros e comunicativos de suas atividades; e o segundo, quanto à Igreja em sua relação com o mundo em acelerada transformação, envolve sua ação profética na sociedade e em favor do ser humano integral. Para tanto, faz-se necessária uma conversão pastoral, uma mudança de paradigma e a capacidade de perceber os sinais dos tempos e as oportunidades que as novas tecnologias oferecem à fé cristã. O grande desafio é passar de uma visão instrumentalista da mídia para uma atuação pastoral nos meios.